>Voltar à Página inicial<

 

 

 

 

Importância dos exercícios de aquecimento

 

Os exercícios de aquecimento são essenciais para qualquer actividade física. Preparar os músculos e articulações para uma actividade mais intensa ajuda a evitar lesões e também estimula a circulação. Os exercícios de aquecimento elevam a temperatura corporal, deixando os músculos mais flexíveis e receptivos a actividades fortes. Muitos especialistas recomendam que se faça exercícios de aquecimento até mesmo antes de se alongar. O aquecimento deve aumentar ligeiramente a frequência cardíaca, mas não tanto quanto durante o exercício.

 

Assim fazer aquecimento e alongar os músculos são premissas da prática desportiva. Não importa em que nível de aptidão o jogador esteja, ele deve sempre começar uma sessão de exercícios de aquecimento. Isto é indispensável para promover uma melhor adaptação do organismo ao esforço. Um bom aquecimento potencia o movimento, diminui o risco de lesões e promove uma melhor adaptação técnica ao exercício, estimulando o sistema cardiovascular e aquecendo os vários músculos que serão utilizados durante o trabalho.

 

Alguns exercícios de aquecimento

 

Braços, ombros e pernas

 

Os exercícios para braços, ombros e peito concentram – se naqueles grupos musculares da região superior do corpo. Estes músculos permitem que realizemos movimentos de puxar, empurrar e erguer objectos pesados. Embora os homens se concentrem com mais frequência no fortalecimento do bíceps, tríceps, peitoral e deltóides, entre outros, as mulheres também podem se beneficiar da tonificação desses músculos. Na verdade, o fortalecimento da parte superior do corpo com exercícios para braços, ombros e peito pode aliviar dores nas costas e pescoço para ambos os sexos. E combinado com actividade aeróbia, o fortalecimento da parte superior do corpo é capaz de aumentar a taxa de metabolismo do corpo, fazendo com que queime mais gorduras.

 

exercícios

Exercícios de aquecimento

 

Exercícios abdominais

 

Os músculos ajudam a movimentar-nos durante o dia e também a definir o nosso corpo. Quanto mais fortes e mais bem tonificados estiverem os nossos músculos, mais eficientemente nos movimentaremos e a nossa aparência ficará melhor. Existem quatro músculos principais na região abdominal. O segredo de um treino abdominal eficiente é o fortalecimento de todos os músculos da região.

O oblíquo externo e o oblíquo interno são os músculos abdominais que contornam e dão forma à cintura. A sua função principal é girar a coluna. O oblíquo externo é o músculo externo do abdómen. Ele é um músculo grande e fino, que se origina nas bordas das costelas inferiores. Suas fibras ficam dispostas para cima e para baixo, formando um V. Por baixo do oblíquo externo, fica o oblíquo interno, cujas fibras começam nas costelas, indo para cima e para dentro, formando um V invertido, até encontrar as costelas inferiores. Juntos, os músculos oblíquos funcionam como os espartilhos que as mulheres usavam há um século. Actualmente, é possível criar sua própria cintura perfeitamente definida por um espartilho de músculos oblíquos fortes e firmes. Esses músculos trabalham mais com exercícios que o façam mexer a parte superior do corpo durante o movimento, como na Curva oblíqua e no Waistline Cruncher.

Atrás dos oblíquos fica o músculo recto do abdómen, que ajuda a flexionar (curvar) a coluna. Suas fibras seguem verticalmente da parte superior do osso púbico até as costelas inferiores. Um exercício consegue focar a contracção muscular tanto na parte superior quanto na parte inferior desse músculo. Com os joelhos dobrados numa posição padrão, levanta-se a parte de cima do corpo, fazendo que a parte superior do músculo se contraia, exercendo uma grande força. Para trabalhar a área logo abaixo da cintura, você precisa aumentar a contracção da parte inferior do músculo recto do abdómen. Isso é possível fazendo o músculo levantar suas pernas e nádegas, como no Levantamento de quadris. As fibras do músculo abdominal interno, o transversus abdominis, cruzam o abdómen de lado a lado. O transversus abdominis ajuda a manter os órgãos abdominais no lugar e, para manter a forma, é preciso apertar esse músculo, forçando o estômago.

 

Shopping

ab exercises